sábado, 17 de fevereiro de 2018

VIDA DE PÁSSARO - I



 Nós sabemos que os animais falam entre si; só não sabemos como, mas eles se entendem. Um dia, um casal de sabiás, em final de uma tarde de outono, lá pelo mês de abril, talvez, conversavam no galho de um frondoso abacateiro.

 Dizia o macho para sua amada, que cuidava de um filhote deles, já grande que ainda andava em sua volta, aproveitando as facilidades culinárias que sua mãe lhe proporcionava:

“Amanhã, quero sair bem cedo daqui e vou levar nossa cria comigo”.

 “Como assim? Onde pensas levá-lo?”, retrucou a sabiá, de imediato com jeito de preocupada.

 Primeiro ele olhou em volta meio sem graça e denunciando um pouco de tristeza nos seus lindos olhos de pássaro, contemplou seu filhote e depois deteve-se a olhar seu par e voltou a falar:

 “Tenho um ex-companheiro  que, infelizmente, foi engaiolado por um malfeitor desses que pensa que gosta de sabiás...”

 Ela o encarou agora apreensiva e interrompeu-o: “Não estou entendendo onde queres chegar...”

 Ele ainda permaneceu em silêncio por alguns segundos antes de continuar: “Há alguns dias estive fazendo uma visita para ele. Ele me disse que sabe que está próximo da morte...”

 “?”

 “Ele tem lembrado muito de seu filhote, que quase nem chegou a conhecer porque foi preso logo que ele chegou...Ele tem vontade de ver um filhote novamente antes de morrer, mesmo que não seja o dele. Também porque agora já é um sabiá grande e ele nem sabe se ele está livre ou não”.

 Eles voltaram a olhar-se e nem um dos dois conseguiu retornar ao diálogo interrompido. Por certo pensavam em si próprios e em seu filhote.

 Na manhã seguinte, bem cedo, pai e filho sabiás saíram na direção contrária a do nascer do sol.

Publicado no Blogue em 17.02.18


Um comentário:

  1. Parabéns!! Linda crônica... Ah, parabéns pelo dia de hoje! Amigos de verdade nunca são esquecidos, apenas são guardados... Abraço, Ruth Russo.

    ResponderExcluir