quinta-feira, 21 de abril de 2016

O IMPEDIMENTO: PERGUNTAS QUE PEDEM RESPOSTAS


 É o tema do momento. Ficar indiferente é quase impossível. Seu resultado, seja qual for, atingirá todos os brasileiros e demais residentes no País. É verdade que, como uma espécie de complementação social, estamos tendo a oportunidade de avaliarmos causas e conseqüências de um mau comportamento político que vem sendo praticado pela maioria dos nossos representantes nas Casas Legislativas. Cada um pode observar na prática como está sendo representado através da posição que o seu eleito está tomando. A grande pergunta que fica para os eleitores é: “O meu deputado – ou senador” está agindo conforme o que eu esperava dele quando o elegi? A esta pergunta somente cada cidadão pode responder para si próprio.

 Existem, no entanto, perguntas para as quais a comunidade – ou parte dela – pede respostas. Selecionei algumas conforme o enfoque que tenho sobre a situação relativa ao pedido de Impedimento da Presidenta que ora está em tramitação no Senado da República.

l) Se for aprovado o Impedimento da atual Presidenta, haverá, também, o mesmo procedimento para o Vice-Presidente que teria praticado os mesmos “crimes” que foram cometidos por ela?

2) No caso positivo para a primeira pergunta, os partidos de oposição também se posicionarão favoráveis a mesma sanção que querem para a Presidenta?

3) Se for aprovado o Impedimento para a Presidenta haverá, também, pedidos da oposição de 18 Estados onde o mesmo “crime” vem sendo praticado pelos respectivos governadores?

4) Se a Globo fosse contra o Impedimento da Presidenta haveria tanta divulgação de comportamentos errados de membros do Governo, ou tudo ficaria esquecido como ocorreu no episódio da compra de votos para a reeleição de Fernando Henrique?

5) Se não for aprovado o atual pedido de Impedimento pelo Senado, o Deputado Eduardo Cunha colocará à apreciação todos os outros que se encontram na Câmara até que se consiga cassar a Presidenta?

6) Como votarão os deputados que aprovaram o Impedimento da Presidenta no processo de cassação do mandato de Eduardo Cunha, se algum dia isso vier a ocorrer?

7) Depois da Presidenta Dilma, a quem a Globo escolherá para vítima de suas tramas midiáticas?

8) Será que, depois de uma eventual cassação da Presidenta, o Juiz Sérgio Moro voltará aos Estados Unidos, em férias?

9) Quando será que o Juiz Sérgio Moro vai chamar os implicados na Operação Zelotes, na qual foi mencionada uma grande empresa gaúcha de comunicação entre outras de igual “importância”?



 Por enquanto é suficiente para levar-nos a meditar sobre uma infinidade de interesses que se escondem detrás de atitudes tomadas, por autoridades ou não, as quais, às vezes, não chegamos a atinar. Precisamos repensar a autoproclamada neutralidade da mídia, quando transmite uma notícia querendo levar-nos, sub-repticiamente, a uma interpretação que ela mesma tem. As informações devem ser colhidas primeiramente junto a fontes que consideramos fidedignas para podermos formar nossa própria opinião. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário