domingo, 3 de agosto de 2014

JAGUARÃO ONTEM...OU ANTEONTEM

Uma escola de antigamente

 Nem sei bem se o título antigamente cabe para essa Escola. Fico em dúvida porque não tenho bem claro se 56 anos já se pode dizer que é "antigamente". Talvez não. Levando-se em conta que, de lá para cá, nossa expectativa de vida aumentou alguns anos. Mas, vamos ao assunto. Quero falar de uma antiga Escola de Datilografia que existiu em Jaguarão. Era dirigida pela senhora Azélia Pereira, mais conhecida por "tia Lica" e formou muitos datilógrafos na cidade. O curso era uma primeira providência para os jovens que almejassem obter alguma ocupação remunerada na área burocrática. Leve-se em conta, também, que o mercado de trabalho na época era muito restrito. Para quem não quisesse ou não pudesse sair da cidade, restava a opção da carreira militar, bancária ou um emprego público, que eram muito disputados.

 Eu fui um dos que acreditei que o primeiro passo para conseguir um bom empregao, era conhecer os segredos da datilografia. O interessante é que aquele curso me deu uma base tão importante que, até hoje, sou um bom digitador em um moderno computador (Modéstia a parte, lógico). Quando saí de Jaguarão (1965) fui exercer a minha primeira atividade em Porto Alegre como datilógrafo em uma autarquia federal. Eu, então, era o único que utilizava os "dez dedos" para executar minhas tarefas, o que faço até hoje, graças ao curso que frequentei na Escola de Datilografia Brasil, da tia Lica. Como podem observar, abaixo, tive direito até a "carteira de datilógrafo", comprovando que fui o segundo colocado no exame.

 A fotografia que ilustra este comentário foi tirada no dia 16 de dezembro de 1958, por ocasião da "formatura" da minha turma. Pelo que me lembro, de pé, da esquerda para a direita, estão os formandos Darci Canibal; Wenceslau; Enilda (?); Lena Fontoura e mais dois colegas que, lamentavelmente, não lembro o nome. Sentadas, estão as professoras  Leda Pereira; Azélia Pereira e Darcina Canibal.




Um comentário:

  1. Olá tio!
    Chamei a mãe aqui pra frente do computador para ela ler sua narrativa, nós adoramos!!!
    Confesso que ficamos com inveja de sua excelente memória kkkkkk
    Um beijo e um forte abraço de Marilda e Delano.

    ResponderExcluir